NA YPIÓCA, COM OS MESTRES

Na Ypióca com os mestres.

Depois de perder o avião e conseguir uma poltrona em outro, desembarquei na primeira quarta-feira de outubro no Ceará, a convite da Ypióca, para conhecer parte das instalações da companhia e participar de uma degustação do mix de produtos da empresa que destila o líquido precioso há 165 anos.

Melhor do que a programação – realizada com perfeição e extrema gentileza – foi a oportunidade de trocar ideias e beber umas doses com os demais convidados da expedição.

Saquem o naipe da mesa: Mauricio Maia, cachacier paulistano de primeiríssimo time; Messias Cavalcante, o fabuloso colecionador que dispõe de mais de 15 mil cachaças no seu quintal, lá em Alfenas (MG); o grande Manoel Agostinho, autor do livro Viagem ao mundo da cachaça; Rick Anson, roqueiro, professor de gastronomia e o escambau; Renato Frascino, grande figura que saca tudo de água e da água que passarinho não bebe; Cesar Dames, jornalista versadíssimo nos mistérios da pinga; o capixaba Leandro Marelli, cientista da Esalq, que conhece a cana e seus processos por dentro e por fora, já que é também grande bebedor; Felipe, o rei da cachaça online, do site Mapa da Cachaça, e o pioneiro Milton Lima, do Cachaças.com, que tem a branquinha à flor da pele.s até uma pequena comemoração no hotel e começamos a preparar o espírito para a sonhada visita no dia seguinte”.

Foram dois dias de muita diversão e aprendizado, que têm se estendido com a ajuda da internet e ainda gerarão muitos bons frutos. Aqui, na Wine Report, me estendo um pouco mais sobre a Ypióca e a degustação.

Por: Dirley Fernandes - Devotos da Cachaça

Comente